Voltar à Página Anterior
O que são bebidas isotônicas e qual sua finalidade?
 
As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar a performance esportiva.

Isotônico: significa que a composição desses líquidos apresentam uma concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea.

Equilíbrio hidro-eletrolítico: A atividade física intensa e prolongada causa a transpiração do corpo e assim a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chama-se hidro-eletrolítico, pois para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo os minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, são importantes.

HidrataçãoXDesidratação: O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto, é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal.

O teor de sódio não pode ser considerado um fator limitando de uso, por ser muito inferior ao de alguns produtos farmacêuticos, e mesmo o soro caseiro. Essa recomendação está expressa nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado brasileiro. A RDA (Recomended Dietary Allowances). Publicação de pesquisa americana que estabelece as necessidades de nutrientes para a população, recomenda a ingestão de até 6 g de cloreto de sódio por dia. Uma embalagem de 500 ml de isotônico contêm 225 mg de sódio, o que significa 1/10 da quantia verificada pela RDA.

Contra-Indicação: Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas.

Para saber mais:
HULTMAN, Eric, Greenhaff, Paul L. Food Stores and energy reserves EM: SHEPARD, Roy & ASTRAND, Per-Olof. Endurance in Sport, The encyclopedia of Sports Medicine, Volume II. Capitulo 12, pp. 127-135. USA, Blackwell Scientific Publications, 1992
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física