Voltar à Página Principal
SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN 

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º , em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002

DISCÓBOLO DE MYRON

Descrição
O Discóbolo é uma escultura grega antiga, a qual representa um atleta helênico no ato que antecede o lançamento de um disco. 

Origem e Desenvolvimento
O Discóbolo foi uma criação do escultor grego Myron, que realizou esta obra histórica no século V a.C.
Não existe mais a escultura original de Myron em bronze. Entretanto, existem muitas réplicas em mármore, produzidas principalmente na Itália e na Grécia.
Um dos escultores famosos das réplicas do Discóbolo de Myron é o italiano A. Santini. 
 
Discóbolo de Myrón
Titulo: Discóbolo,
Cronologia: 450 a.C. (século V a.C.)
Autor: Myrón de Eleuteras
Original: Existe muitas réplicas, comenta-se o original, copia romana estava na Itália e pertencia a Colección Townly, e se encontra no Museo Británico.
Outra versão é que a original esta no Museu: Museo de las Termas de Roma
Cidade: Roma - Itália
Características: em Bronze, 1,55 cm. altura
Estilo: Grego
Símbolo: Oficial dos Profissionais de Educação Física
 
Bibliografía:
Bozal, V. (1992), La escultura. Vol. 2 de la Historia del arte. Barcelona. Carroggio S.A. de Ediciones. Pàgs. 100-102
Susan Woodford (1995), Introducción a la historia del arte. Grecia y Roma. Barcelona. Gustavo Gili. 4ª ed.
Resolução do CONFEF nº 49/2002 - www.confef.com.br
DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO TUBINO DO ESPORTE
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/miron.htm
 
DISCÓBOLO DE MYRÓN EM FOZ DO IGUAÇU/PR
O Projeto da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, instalada em Foz do Iguaçu/PR – Brasil, apresentado para os profissionais de Foz no dia 1º de setembro para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, com a inauguração da réplica do DISCOBOLO DE MYRON (símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física) que foi construída pelo artista plástico e escultor Giovanni Vissotto, que será inaugurada oficialmente no mês de Janeiro/2006, durante o 21º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu/PR

   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física