Voltar à Página Anterior
ARREMESSOS
 
Homens e mulheres são igualmente representados nas modalidades de arremesso. Para a conquista de medalhas, apenas o melhor resultado de cada atleta é computado. O competidor pode abortar seu arremesso, desde que não tenha soltado o objeto ou colocado o pé na área "proibida". Os juízes podem penalizar atletas que demorarem mais de um minuto para realizarem suas tentativas.

Arremesso de peso - O objetivo da prova de arremesso de peso e impulsionar uma bola sólida de metal através do ar na máxima distância possível. O peso da bola para homens é de 7,26 kg, e para as mulheres de 4 kg. A ação no lançamento está restrita a um circulo de 2,1 m de diâmetro.

Arremesso do dardo - O dardo utilizado na modalidade é um instrumento alongado que tem um comprimento mínimo de 260 cm para os homens e de 220 cm para as mulheres, e um peso mínimo de 800 g para os homens e de 600 g para as mulheres. Tem uma alça de corda de 15 cm de longitude que se encontra, aproximadamente, no centro de gravidade. Duas linhas paralelas, separadas por 4 m, marcam a pista de lançamento. O ponto máximo de lançamento tem 7 cm de largura e atravessa a pista, no solo, tocando os extremos das linhas que marcam a pista. O centro deste corredor está eqüidistante entre as linhas de marca da pista. Desde este ponto central se estendem duas linhas de 90 m de distância. Todos os arremessos devem cair entre estas duas linhas.

Arremesso do martelo - Os arremessadores do martelo competem lançando uma pesada bola de ferro pressa a um arame metálico com uma alça na extremidade. A bola, o arame e a alça, juntos, pesam 7,26 kg e formam uma unidade de uma longitude máxima de 1,2 m. A base de lançamento é um circulo de 2,1 m de diâmetro. Segurando a alça com as duas mãos e mantendo os pés imóveis, o atleta faz a bola girar em um círculo que passa por cima e por baixo da sua cabeça, até a altura dos joelhos. Quando o martelo alcança velocidade, o arremessador gira sobre si próprio duas ou três vezes para acelerar mais a bola e logo a solta para cima e para frente em um ângulo de 45 graus. Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o arremesso não se considera válido

Arremesso de disco - O disco é um prato com a borda e o centro de metal que se arremessa desde um círculo que tem um diâmetro de 2,50 m. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura; pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg. O atleta deve segurar o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do arremesso, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço.
 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física