Voltar à Página Anterior
BEISEBOL
 
Dizem os historiadores que o beisebol remonta da época do faraó egípcio Ramsés. Os ingleses teriam aperfeiçoado o jogo e os americanos profissionalizado o esporte por volta de 1839. Um cadete e jogador de críquete da cidade de Cooperstown, em Nova Iorque, chamado Abner Doubleday, teria adaptado algumas as regras do esporte inglês e criado as do beisebol. Em 1907, uma comissão o reconheceu como inventor do jogo. Em 1845, Alexander Cartwright, fundador do Knickerbocker Baseball Club of New York City, criou regras determinando que haveria 9 jogadores em cada time e que o vencedor seria o time a marcar primeiro 21 pontos. Já naquele período, 1873, o esporte foi levado a outros países como o Japão e de lá difundido para China, Formosa, Coréia e outros países asiáticos. Em 1933 foi criado nos EUA o All Star Game.

Apesar de ter uma origem tão antiga, o esporte só foi adotado como modalidade olímpica em 1992, nos Jogos de Barcelona. De 1912 a 1988, ele participou apenas em jogos demonstrativos.

O esporte chegou ao Brasil no início do século XX, trazido por funcionários norte-americanos que vieram trabalhar em São Paulo em empresas como a Light e a Companhia Telefônica e foi difundido pelos imigrantes japoneses. A primeira equipe brasileira de beisebol surgiu em 1919. No ano seguinte, realizou-se em São Paulo o primeiro jogo oficial. A Federação Paulista de Beisebol surgiu em 1946 e em 1948 começaram as obras do primeiro estádio de beisebol de São Paulo, o Estádio do Bom Retiro. Nos primeiros Jogos Panamericanos, realizados em Buenos Aires em 1951, o Brasil enviou sua Seleção Nacional de Beisebol, integrada exclusivamente por brasileiros natos.

 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física