Voltar à Página Anterior
GINÁSTICA
 
Desde sua introdução, é um das modalidades que mais atrai o público aos estádios. A estréia foi nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896 e desde então muita discussão aconteceu sobre sua definição. Alguns chegaram até a classificá-la como um treinamento militar, pois os jovens espartanos usavam-na como preparação para a guerra. Mas prevaleceu a versão de que a definia como uma prática esportiva.

Argolas, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo e exercícios combinados fazem parte da prova. Os homens competem em seis aparelhos: salto sobre cavalo, cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa e solo. As mulheres em quatro: salto sobre cavalo, barras paralelas, trave de equilíbrio e solo.

Participam da fase eliminatória 98 homens e 98 mulheres. Cada ginasta faz uma apresentação em cada aparelho.

Tudo é avaliado:
a composição da série, o grau de dificuldade dos exercícios e a execução. A nota de partida das provas, normalmente, é 10. Na apresentação do ginasta, ocorrem descontos à medida em que acontecem as falhas como a queda do aparelho ou do atleta sobre o aparelho, a flexão de braços ou de pernas ou qualquer outro detalhe que comprometa a técnica ideal do movimento.

 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física