Voltar à Página Anterior
ATLETISMO
 
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.

A direção do atletismo no Brasil está a cargo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

A primeira participação do Atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris (França), em 1924. O primeiro resultado importante aconteceu em Los Angeles (EUA), nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no Salto com Vara. ATLETISMO - REGRAS Remo significa o ato de deslocar um barco com ou sem timoneiro pela força muscular de um ou mais remadores, usando remos como alavancas e sentados de costas para a direção do movimento do barco. As provas são disputadas na distância de dois mil metros.

Cada um só tem o direito de 'queimar' uma vez a largada (caso faça duas vezes, é automaticamente eliminado) e não pode atrapalhar, de qualquer maneira, o barco adversário. As distâncias também são as mesmas: 2 mil metros. O que difere alguns barcos de outros é que em alguns deles, o atleta tem dois remos e em outros apenas um.

Durante o percurso, bóias de cores diferentes vão dando a noção das distâncias
 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física