Voltar à Página Principal
Princípios Científicos da Educação Física

São seis:

  • Principio da individualidade biológica
  • Principio da adaptação
  • Principio da sobrecarga
  • Principio da interdependência volume intensidade.
  • Principio da continuidade
  • Principio da especificidade
  • 1-) Principio da Individualidade Biológica

    O indivíduo é  a somatória das especificidade que lhe  dará suas características: Genótipo + Fenótipo = Indivíduo.
    Sendo que o genótipo determinará vários fatore: como por ex. biotipo,altura etc.
    E o fenótipo se desenvolverá no indivíduo  apartir do seu nascimento. Ex.:  habilidades, potencial etc. Posso dizer então que algumas características  variam de indivíduo para indivíduo, independente da idade , sexo e raça.
    Por  tanto para se obter bons resultado com um determinado atleta, posso dizer que será necessário um Treinamento individual, respeitando que o Dom já é nato do indivíduo e com o Treinamento irei aperfeiçoa-lo.

    2-) Principio da Adaptação

    O Principio da adaptação baseia-se a adaptar o organismo de um indivíduo  para realizar uma determinada performance; o Treinamento dependerá dos fatores fisiológicos a ser estudado.
    Se aplicar estímulos  muito fortes, juntamente com o estado psicológico abalados,  fará com que o Atleta entre em processo  de exaustão , causando desgaste físico do mesmo.
    Acarretando cansaço, fadiga, sobretreinamento e por fim a exaustão.  Como boa profissional devo ter o olho clinico para avaliar as condições deste atleta; se o desgaste ocorrer em uma fase inicial deve ser  moderado o ritmo de treinamento.

    3-) Principio da Sobrecarga

    Após a aplicação de uma determinada carga de exercícios,  ocorrerá naturalmente o desgaste das reservas energéticas, é necessário então  que haja um bom repouso , juntamente com uma boa alimentação para se conseguir uma recuperação total do indivíduo, esta recuperação deve ser equivalente ao trabalho exercido. Se por acaso não houver esta recuperação denominamos então como uma sobrecarga, que  acarretará  no descondicionamento físico do atleta.

    Nesta fase poderá ocorrer dois problemas: como a recuperação excessiva, que causará o desperdício do treinamento anterior, ou o não acontecendo uma recuperação suficiente  forçará o atleta ao desgaste.
    Por tanto  o descanso físico dever ser feito  conforme o trabalho exercido; pouca carga= menos tempo de descanso, muita carga=  tempo maior para descanso.

    O principio da sobrecarga deve ser aplicado ainda sobre:  o volume, a intensidade.  Deve haver também a preparação psicológica ex.: tempo dedicado, tempo de descanso , condições  etc.

    4-) Principio da interdependência volume- intensidade

    Se um indivíduo for submetido  a uma intensa carga de trabalho ,o mesmo só poderá exerce-lo por um curto espaço de tempo.  Se o esforço for feito sob longa duração deverá  ser feito de forma moderada
    As variações do volume e intensidade possibilitará ao atleta o máximo de sua forma física. A prática da sobrecarga  sobre o volume ou intensidade deve ser feito da seguinte forma;
    Volume(quantidade de treinamento)

  • Km. Percorrido
  • Número de repetições
  • Tempo de trabalho
  • Número de séries etc.
  • Intensidade(qualidade do treinamento)

  • Velocidade
  • Ritmo
  • Intervalos etc.
  • 5-) Principio da Continuidade

    É importante que haja continuidade do trabalho com o passar do tempo para que o atleta possa ter bons resultados. O segredo do principio da continuidade é que se tenha o limite de repouso recomendado , que é de 48 h. Se a carga for maior  que 48 h. será necessário voltar ao treinamento de uma semana anterior a interrupção.
    Outro aspecto importante é a duração do treinamento ,  que deve ser feito com muita persistência só assim será constatado a melhora do atleta.

    6-) Principio da Especificidade

    É aquele que impõe  que o treinamento deve ser feito conforme os requisitos  específicos da performance, respeitando a individualidade biológica e limites de cada um. O treinamento especifico e o não especifico só poderá ser feito após ser feiro um balanceamento sobre as devidas necessidades. Este principio seguirá a dois  componentes: O tipo de fibra muscular e o padrão de recrutamento das unidades motoras.
    Tudo isso mostra que se um gesto for feito  contantemente, permitirá  que seja executado sobre reflexos, assim estimulando ao máximo o atleta será exercido os movimentos de uma forma rápida e prática. 

       
     
    Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física