Voltar à Página Anterior
HALTEROFILISMO
 
Há distintas versões dos primeiros indícios dessa prática. Historiadores relatam que o halterofilismo, ou levantamento de peso, teria se originado na China há uns 5 mil anos como prática incentivada pelos imperadores, que tinham o hábito de levantar pesadas pedras como uma maneira de exercitar-se. Os antigos gregos também são apontados como os precursores ao carregar grandes quantidades de pedras. Foi uma das modalidades disputadas na primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, e na época contava com provas de levantamento com um braço e com dois braços.

Na cidade do Cairo, capital do Egito, há gravuras de quatro mil anos perto de tumbas de faraós, que se utilizavam de sacos de areia e pedras para ganhar músculos. Com o tempo, os exércitos também começaram a praticar o levantamento de peso, para que seus soldados ganhassem massa muscular e mais resistências para os combates.

Mais tarde, o costume se sofisticou com a incorporação de vasilhas chamadas d

ings, que interligadas com varas de bambu se assemelhavam aos atuais halteres. Outra antiga civilização, a egípcia, levantava sacos cheios de areia como método para aumentar a potência física e tônus muscular.

Na Grécia, o hábito foi transformado em esporte, sendo também utilizado para aumentar a força dos soldados. No século XIX, o levantamento de peso começou a ser popular na Europa (principalmente na Alemanha, Inglaterra e Áustria) e nos Estados Unidos, primeiro como número circense e depois com torneios organizados. O primeiro destes concursos que se tem noticia foi disputado na cidade de Viena, em 1887. Após ser retirado do programa olímpico em Paris 1900, o esporte foi novamente disputado nos Jogos de Saint Louis 1904. Os atletas foram divididos em categorias por peso e tinham que somar suas performances em três modalidades: o arranco, o arremesso e o desenvolvimento.

 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física