Voltar à Página Anterior
SALTOS
 
Nos saltos, a programação é idêntica para homens e mulheres.

Salto em altura e com vara - As duas provas consistem, basicamente, em saltar e ultrapassar o sarrafo sem derrubá-lo. Os juízes determinam a altura inicial que os competidores terão de saltar. A partir daí, a cada rodada, o sarrafo é colocado no mínimo dois centímetros mais alto (no salto com vara) e um centímetro no salto em altura.

A eliminação ocorre quando o atleta falha três vezes consecutivas em saltos na mesma altura. A melhor de suas tentativas bem-sucedidas fica sendo seu resultado final. Se houver empate, a decisão ocorre no número de saltos que cada competidor precisou para ultrapassar a marca. Se persistir o empate, são computados os erros cometidos ao longo da competição. Se ainda assim não houver um desempate, os dois recebem medalhas, a não ser que a disputa seja pelo ouro. Neste caso, há um salto adicional.

O objetivo do salto em altura é passar sobre uma barra horizontal que se encontra suspensa entre dois suportes verticais separados por quatro metros de distância. O atleta tem direito a três tentativas para superar cada altura. Atualmente, a maioria dos saltadores usa o estilo denominado "fosbury", assim chamado em homenagem a seu inventor, o atleta norte-americano Dick Fosbury, que o usou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México. Para executar o salto, os atletas se aproximam da barra quase de frente, giram o corpo enquanto começam a se elevar, alcançam a barra com a cabeça na frente, superando o obstáculo de costas, antes de cair com os ombros no colchão de proteção.

No salto com vara, o atleta tenta superar uma barra transversal, com a ajuda de uma vara flexível, normalmente de 4 a 5 metros de comprimento, fabricada em fibra de vidro. O saltador segura a vara uns centímetros antes do final da mesma, corre pela pista para o local onde esse encontra a barra, finca a ponta da vara no chão - em um pequeno encaixe localizado imediatamente antes do local onde se encontra a projeção da barra - e salta apoiando-se com a vara, atravessa a barra horizontal com os pés para frente e logo cai no colchão de ar.

Salto em distância e triplo - Nos dois eventos, os competidores saltam tentando atingir a melhor marca possível. Há três saltos iniciais para cada atleta e os melhores se classificam para as finais. Se houver empate, o segundo melhor salto de cada atleta é analisado. Se persistir o empate, são considerados os terceiros melhores saltos. Em ambos os eventos, a distância obtida é considerada a partir da marca na areia mais próxima da área de salto.

No salto em distância o competidor corre por uma raia e salta antes de uma marca transversal tentando alcançar a máxima distância possível. Quando está no auge do salto, o atleta coloca os pés na frente do corpo para ajudar a conseguir a maior distância. Um salto se mede, em linha reta, desde a borda frontal da marca transversal até a marca mais próxima, chamada de plataforma transversal, feita por qualquer parte do corpo do atleta ao contatar com a terra. Os atletas se classificam de acordo com seus resultados nos saltos mais longos.

O objetivo do salto triplo é cobrir a máxima distância possível em uma série de três saltos interligados. Na primeira fase da seqüência, o saltador corre pela pista e salta desde uma marca de lançamento, caindo ainda na pista com um pé e voltando a se impulsionar para frente, caindo com o outro pé e impulsionando-se novamente para cima e para frente, caindo desta vez com os dois pés numa caixa de areia.

 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física