Voltar à Página Anterior
LUTAS
 
Considerada o esporte mais velho da história, essa modalidade está presente nas competições olímpicas desde a Era Antiga em 776 a.C. Também foi uma das categorias disputadas na primeira Olimpíada da Era Moderna em Atenas em 1896. Nesse período, participava das decisões apenas o estilo greco-romano. A luta livre entrou em cena a partir de 1904 nos Jogos de Saint Louis, nos EUA. Entretanto, esteve fora em Estocolmo em 1912 por ser apontada como muito violenta. Mas em 1916 voltou a ser disputada.

A diferença fundamental é que, na greco-romana, o lutador usa apenas os braços e o tronco, enquanto na luta livre é permitido o uso das pernas e o ataque abaixo ou acima da cintura do adversário, tornando os combates mais acirrados.

Há indicações de que os egípcios tenham sido os criadores da luta. Existe ainda uma série de outras teses sobre a origem desse esporte. Sabe-se que o nome greco-romana surgiu exatamente dos duelos entre gregos e romanos, séculos antes de Cristo. Povos asiáticos de diferentes etnias praticaram luta através dos séculos, com os mais variados estilos, desde a Mongólia até o Pacífico sul. Ao mesmo tempo, na Europa floresceram modos diferentes de lutar na Suíça, Ilhas Britânicas, Rússia, Turquia e Islândia.

Tudo indica que na Olimpíada de 2004 em Atenas, as mulheres finalmente poderão competir.

 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física