Voltar à Página Anterior
NATAÇÃO
 
São diversas as explicações sobre os primórdios deste esporte. Há estudos que apontam a Líbia como berço dessa modalidade, pois no país foram encontradas pinturas em caverna datadas de 9.000 a.C, que traziam imagens de pessoas nadando. Atribui-se também aos romanos e aos gregos, que na Antigüidade, praticavam a natação, incluindo-a como treinamento de soldados. Ainda no mistério sobre seus precursores estão os japoneses que realizavam provas há cerca de 2.000 anos no país oriental. Como esporte, a modalidade nasceu há pouco mais de 150 anos, na Inglaterra.

Em 1893, o nadador inglês J. Trudgen criou o estilo over, a partir de observações feitas dos nadadores da América do Sul. Nesse estilo, precursor do crawl (nado livre), o atleta nadava de lado com braçadas regulares apenas com o braço direito. Esse foi o primeiro avanço técnico visando diminuir a resistência da água. Depois disso, o inglês radicado na Austrália Fred Cavill, que estudava os métodos da natação, iniciou o nado conhecido como crawl. Ele uniu as braçadas dos índios sul-americanos com o modo de bater as pernas dos nativos de South Sea.

Desde os jogos de Atenas 1896 a natação faz parte das competições. Até a Olimpíada de 1908, em Londres, as provas não eram realizadas em piscinas. Em sua estréia, a modalidade foi disputada em mar aberto. Quatro anos mais tarde, na Olimpíada de Paris, a competição aconteceu no rio Sena. Em 1904, em Saint Louis, um lago artificial foi o palco das competições. Somente na Grã-Bretanha que as provas aconteceram em uma piscina. As mulheres só foram participar da competição em 1912 nos Jogos de Estocolmo.

A natação tem quatro estilos: livre, peito, costas e borboleta. Os três últimos têm provas olímpicas de 100m e 200m. As competições de livre são realizadas em 50m, 100m, 200m, 400m, 800m para mulheres e 1500m para homens. As provas de medley são disputadas em 200m e 400m e os competidores nadam os quatro estilos para cada trecho. Há também os revezamentos de estilo livre e medley, sempre com quatro atletas cada.
 
 
   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física